Única escola familiar em Rio Grande, sócios educadores e gestores, diariamente em sala de aula.

(53) 9994 54604  & (53) 32327116 - CELULAR E WHATSAPP

Rua Vice-Almirante Abreu, 225,Centro.
Rio Grande - RS
CEP: 96200-270

Peça do Pinóquio - 12/12
24 de novembro de 2025
COMPARTILHE

Peça do Pinóquio - 12/12

Srs. Pais dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental

 

Estamos chegando ao final do ano letivo e, como ocorre nos anos anteriores, a disciplina de Filosofia***não terá avaliação AVII (prova), pois será realizada a execução da peça de teatro, na qual **todos os alunos estão envolvidos.

 

A participação de todos é necessária — inclusive das famílias.

O modelo da peça é “faça você mesmo” e possui objetivos importantes, como: desinibição frente ao outro, solidariedade, dicção, oratória, noções de ética, estética e moral na reflexão sobre valores (como a verdade e as consequências da mentira), rótulos que damos às pessoas, trabalhos manuais, canto, entre outros.

 

Além de estimular a imaginação, esse tipo de história ensina bons valores, dando exemplos práticos e de fácil compreensão, como dizer sempre a verdade, obedecer aos mais velhos e ajudar o próximo.

 

Solitário, o velho Gepeto resolve fazer para si um boneco de madeira. Pinóquio ganha vida graças a uma fada e passa a ter como voz da consciência um grilo falante. Seu nariz cresce a cada mentira que conta e a cada travessura que comete. Pinóquio foge da escola e ganha orelhas de burro. Após se arrepender, ele se torna um menino de verdade.

 

Normalmente, as crianças não têm plena noção das consequências de seus atos. Educar significa mostrar que cada atitude gera um resultado — e nem sempre esse resultado é positivo.

 

Moral da história:

* Mentira tem perna curta. * Uma mentira puxa a outra.  * É sempre melhor obedecer aos pais.

* Arrepender-se de um erro traz recompensas positivas.

 

Informações importantes:

 Os alunos que não participarem ou não se comportarem devidamente farão a prova AVII (***Artes, Ed. Física e Filosofia).

Há diversas tarefas relacionadas à peça, trabalha-se o canto e a atividade da língua inglesa.

 Há uma relação intrínseca entre o desenvolvimento de habilidades comportamentais e o merecimento de recompensas, mas não apenas isso: serão avaliados, medidos e testados também todos os aspectos ligados ao trabalho em grupo.

 Há alunos que ainda não trouxeram os itens da sua vestimenta e o ÚLTIMO dia de aula é agora dia 28! A turma já foi avisada (devem vir com as roupas improvisadas para a peça. Alunos narradores não necessitam trazer ainda).

As camisetas já estão em andamento.

No mesmo dia, é previsto o coquetel e a formaturinha da turma.  Os detalhes dos comes e bebes irão depois do levantamento da quantidade de pessoas.

 

Evento dia 12 de dezembro. (Não há aula!)

Horário: 18 horas

(alunos devem chagar às 17h30min)

Se tiveram dúvidas, por favor procurem-me,

 

Atenciosamente,

 

Claudia Guedes,

Professora de Filosofia