Halloween Anos Finais e Ensino Médio
Colégio Alternativo
Ensino Fundamental II e Enino Médio
Língua Inglesa Projeto – Halloween
Data: Transferido para 14/11/25 Devido a previsão de chuva
Local: No Colégio Alternativo
Horário: das 19h15min às 22h15min
Ingresso: R$ 24,50 (em espécie)
Bônus especial: os 30 primeiros lotes garantem a entrada de um amigo grátis!
Prepare sua fantasia, solte a criatividade e venha curtir essa noite sombria e cheia de diversão com o Professor Rodrigo
1. TEMA
O presente projeto tem como temática a construção e o aprofundamento de saberes relativos à língua inglesa, contemplando aspectos morfossintáticos, ortográficos, de adequação linguística, gêneros textuais e manifestações da cultura literária. Propõe-se, ainda, a promover a consolidação e a revisão dos conteúdos previamente abordados pelos discentes do Colégio Alternativo, por meio de práticas pedagógicas lúdicas e interativas, que favoreçam o desenvolvimento de competências comunicativas, cognitivas e socioculturais no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira, dentro do contexto das comemorações referentes ao Halloween.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
A partir de um contexto lúdico-pedagógico e festivo, intenciona-se promover o enriquecimento do processo de aprendizagem da língua inglesa, estimulando a ampliação do vocabulário e a consolidação de estruturas linguísticas de forma significativa e prazerosa. Busca-se, igualmente, favorecer a inserção dos discentes na cultura dos países de língua inglesa — em especial a americana — por meio da vivência de práticas culturais, simbólicas e sociais que permeiam as festividades típicas. Dessa forma, pretende-se integrar o aprendizado linguístico aos aspectos culturais que o sustentam, contribuindo para uma formação mais ampla, crítica e sensível à diversidade cultural que caracteriza o uso contemporâneo do idioma.
2.2 Objetivos específicos
(i) Permitir que os alunos tenham contato com aspectos culturais e geográficos relacionados aos países em que o Halloween é celebrado de forma expressiva, ampliando sua compreensão sobre a diversidade cultural do mundo anglófono.
(ii) Fomentar, de maneira interativa e lúdica, a construção de saberes e o aprofundamento dos estudos referentes à Língua Inglesa, integrando teoria e prática em um contexto festivo.
(iii) Promover a retomada e a revisão de conteúdos já trabalhados em sala de aula, relacionando-os à temática da festividade, de modo a consolidar os conhecimentos adquiridos.
(iv) Evidenciar, de forma descontraída, o vocabulário específico do Halloween — incluindo termos relativos a vestimentas, acessórios, cores, alimentos, animais e demais elementos característicos da celebração.
(v) Proporcionar momentos de lazer, descontração e integração entre os discentes e a comunidade escolar, fortalecendo vínculos afetivos e o engajamento coletivo no processo educativo.
3. JUSTIFICATIVA
O aprendizado lúdico possibilita que os discentes, por meio de jogos e atividades recreativas, construam conhecimentos de forma ativa e significativa. Embora práticas lúdicas já estejam presentes nas aulas do Colégio Alternativo, a celebração de datas festivas oferece oportunidades adicionais para interação, cooperação e aprendizagem coletiva. Tais experiências não apenas estimulam o interesse e a motivação dos alunos, como também contribuem para a consolidação de conteúdos previamente estudados, especialmente no que se refere ao vocabulário. Além disso, permitem a criação de memórias positivas de convivência e aprendizado, fortalecendo vínculos sociais e afetivos. Nesse contexto, as atividades festivas favorecem a emergência de questionamentos e reflexões que potencializam o desenvolvimento das competências linguísticas dos discentes de maneira prática e significativa.
4. DESENVOLVIMENTO
De inciativa criativa da direção da escola, o desenvolvimento do projeto se dá com a convocação dos docentes responsáveis pela língua inglesa na referida instituição, seguida pela produção deste projeto e divulgação de datas e atividades. A data escolhida para realização foi o dia sete de novembro, no turno da noite, com duração de três horas, tendo a presença de alunos e convidados. O local do evento é o próprio Colégio Alternativo, em sala decorada especificamente para a festividade. Durante a realização do planejado, os alunos também terão a oportunidade de participar de brincadeiras valendo ponto extra para a disciplina de Inglês. Estas atividades estão descritas no tópico seguinte.
4.1 Atividades
Desenvolvidas durante os festejos de Halloween, as atividades descritas terão premiação para vencedores, além de estimular novas descobertas em língua inglesa, referentes às culturas dos países onde a língua é falada. A participação, conforme já mencionado, valerá ponto extra para a disciplina de língua inglesa, e será facultativa. Todos os participantes ganharão ponto extra na disciplina.
Teremos dois momentos lúdicos para as atividades pensadas, em dois intervalos durante o evento. Nestes momentos, o professor Rodrigo Lopes realizará as atividades descritas abaixo:
4.1.1. Spelling Bee com Desafio - versão divertida da clássica competição de soletrar. Pode ter rodadas temáticas (ex: school objects, food, adjectives), adicionando dificuldade extra por nível. O aluno é chamado e o professor pede soletração de uma palavra em inglês, de acordo com a série do discente.
4.1.2. English Commands Game (Simon Says) - versão do “Mestre mandou”, mas em inglês. Alunos obedecerão a comandos falados em língua inglesa. Se acertarem, ganharam prêmios. Excelente para revisar verbos de ação e partes do corpo.
5. CONCLUSÃO.
Em síntese, o projeto evidenciou a importância de integrar o lúdico ao processo de ensino-aprendizagem, especialmente no Ensino Fundamental II, fase em que os estudantes estão em constante desenvolvimento cognitivo, social e emocional. As atividades propostas permitiram que os alunos interagissem de forma espontânea e participativa, utilizando a língua inglesa em situações comunicativas reais e significativas. Ao aprender por meio de jogos, desafios e dinâmicas, os estudantes ampliaram seu repertório linguístico, desenvolveram a oralidade e a escuta de maneira natural, e fortaleceram valores como cooperação, respeito e empatia.
Além disso, a proposta lúdico-pedagógica contribuiu para transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor e estimulante, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos pela língua inglesa. As brincadeiras se mostraram um recurso eficaz para aproximar o conteúdo da realidade dos estudantes, tornando o aprendizado mais prazeroso e menos intimidante. Dessa forma, o projeto reafirma que ensinar por meio do lúdico é promover uma aprendizagem significativa, criativa e humanizada, capaz de despertar não apenas o domínio do idioma, mas também o prazer em aprender.
REFERÊNCIA
COLOMBO, Camila Sthéfanie; CONSLO, Douglas Altamiro. O Ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças no Brasil: Cenários e Reflexões. São Paulo: Editora Contextus, 2017.
LIMA, Diógenes Cândido de (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MATTOS, Andréa Machado de Almeida. Ensino de Inglês como Língua Estrangeira na Escola Pública: Letramentos, Globalização e Cidadania. São Paulo: Paco Editorial, 2015.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e (org.). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2007.