FEIRA LITERÁRIA ASAS ABERTAS ATRAVÉS DA LEITURA, O ALUNO GANHA VOO
TÍTULO – FEIRA LITERÁRIA ASAS ABERTAS – ATRAVÉS DA LEITURA, O ALUNO GANHA VÔO
Dia: 16/08
Horário: 8h às 11h40min
Das 8h às 10: Organização dos estudantes e montagem dos espaços.
10h: abertura da feira: discurso da Patronesse. ( NO PÁTIO)
PROFESSORES:
RODRIGO LOPES – 61B
FRANCIELLE – 71B
THALENA – 81B
HENRIQUE – 91B
1EM – THALENA
2EM E 3EM - RODRIGO
UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR:
SALA 3 – Sessão de autógrafos 61b
SALA 4 – Turma 71b
SALA 5 – turma 81b
SALA 6 – turma 91b
SALA 8 – Ensino Médio
ATIVIDADES PROPOSTAS:
Com base nos livros escolhidos e trabalhados por cada turma, propõe-se:
Turma 61b:
-
Criação de contos de cada estudante e edição em formato livro (a ser verificado o orçamento)
-
Ilustração do seu conto
-
Sessão de autógrafos dos livros produzidos
-
Espaço decorado para os autógrafos
Turma 71B:
Grupo 1:
-
Apresentação: mini peça de teatro inspirada no livro paradidático “A melhor e a pior comida do mundo” de Pedro Bandeira. (10h40).
Grupo 2:
-
Mitologia. Criação de mitos com personagens do folclore brasileiro, inspirados em deuses gregos. Apresentação em formato digital. (QR-CODES).
-
Farão esculturas de argila dos deuses para exposição na feira.
Grupo 3 – Escrita feminina
-
Farão apresentação da biografia de 3 autoras femininas estudadas nas aulas.
-
Apresentação de cartaz em cavalete.
-
Mural com o contorno do corpo de um dos integrantes do grupo. Dentro do mural os estudantes colocarão frases das autoras.
-
Livro gigante para biografia das autoras estudantes.
Grupo 4 – Cordel
-
Produção de um varal de cordéis com poesias autorais e de Bráulio Bessa (autor estudado nas aulas de português).
-
Produção de xilogravura (capa do cordel). Ficará exposto em varal.
-
Produção de painel (moldura) de corpo com figurino de cordel para tirar fotos.
Turma 81b:
-
Livro “A menina que via demais”
-
Cada estudante irá construir uma crônica com o tema inclusão.
-
Os estudantes farão um desenho com tinta guache e pincel sem a utilização das mãos. (cada estudante irá criar a sua maneira para realizar a proposta, tendo como objetivo a exploração de outras partes do corpo para desenhar e pintar, demonstrando que limitações físicas não impedem a criação, a arte ou a comunicação).
-
Dinâmica na feira: Vendar os olhos e tentar seguir um caminho marcado no chão. Após a atividade evidenciar a importância de piso tátil para pessoas com deficiência visual.
-
Expor materiais de inclusão (guia, piso tátil, livros em braille, alfabeto em Libras) Os estudantes também podem cumprimentar as pessoas com OI em Libras e agradecer.
Turma 91b:
Grupo 1 – Mangá – Akira
-
Apresentação da obra na feira
-
Ilustração da obra em pedaços de papel manteiga para construção de lanternas. Expor na feira com velas de led dentro.
-
Maquete de um dos cenários da obra.
Grupo 2 – Mangá Alice in Borderland
-
Apresentação da história na feira.
-
Criação de cartas da sobrevivência. (Ex. Um personagem, um tipo de jogo, um dilema moral, escolhas difíceis ou sacrifícios). Atrás de cada carta, escrever uma reflexão literária sobre o tema da sobrevivência.
Grupo 3 - Eu, Robô
-
Apresentação da história na feira
-
Criação de robô leitor (Com materiais recicláveis e papel alumínio para forrar). O robô irá segurar um livro e terá um QR Code onde fala alguma frase de apresentação gravada pelos estudantes.
-
Grupo 4 – Frankenstein
-
Apresentação da obra em cartazes na feira.
-
Criação de monstro e laboratório com materiais recicláveis.
-
Criação de frases para reproduzir com QR code.
-
Vídeo sobre uma diferente versão da obra.
Grupo 5 – Exterminador do Futuro
-
Apresentação da obra na feira.
-
Fazer estante com livros forrados com papel alumínio (livros futuristas) com Qr Code e frases sobre a biblioteca do futuro. (serão pensadas posteriormente)
-
Cosplay do personagem central.
Turma 1 EM:
-
Os estudantes farão contos de mistério e terror para expor na feira.
-
Farão velas com frases de mistério para pendurar na exposição.
-
Farão ilustrações com silhuetas pretas de personagens ou cenas importantes dos contos trabalhados.
Turma 2EM:
-
Cada grupo ficou responsável de fazer cartazes sobre um período do Romantismo (três gerações).
-
Farão releituras em tecidos para expor em caixas.
-
Falta uma atividade artística (ainda não definida)
Turma 3EM:
Grupo 1 - Semana de 22
-
Painel em alto relevo para ficar na entrada da sala sobre a semana de 22.
-
Cartazes sobre os autores.
Grupo 2 – Machado de Assis
-
Silhueta em cartolina com frases do Machado saindo da silhueta.
-
Painel do Machado de Assis para tirar fotos.
-
Falta atividade artística (ainda não foi definida)
RECURSOS MATERIAIS :
-
MURAIS PARA COLOCAR OS CARTAZES
-
MURAL PARA A PATRONESSE QUE FICARÁ NO PÁTIO.
AVALIAÇÃO:
Todas as propostas deverão ser executadas pela totalidade dos alunos, substituindo assim a nota de AV2 / 2º trimestre em três disciplinas : português, artes e literatura (Ensino médio). Caso o aluno não vá participar, com justificativa e taxa aditiva, faz 2 chamada.
Turmas da TARDE: 18/08
PROFESSORAS REGENTES:
Educação Infantil – Pâmela Weber
1º ano 11B – Aline Porto
2º ano 21B – Francinne Ferreira
3º ano 31B – Luise Pereira
4º ano 41B – Karin Felizardo
5º ano 51B – Rosângela Damasceno
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar um espaço de interação com a Literatura Infantil estimulando, assim, o gosto pela leitura; ampliando o vocabulário e prospectando novos leitores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
- Desenvolver hábitos de leitura , escrita e escuta participativa;
- Produzir textos orais e escritos;
- Estimular a participação de todas as turmas na utilização prática de materiais diversificados;
- Mostrar à comunidade escolar, o produto intelectual do trabalho que desenvolvemos;
- Reforçar a importância da leitura e da produção textual para o desenvolvimento da escrita, da oralidade e da interação social;
- Organizar espaços temáticos para exposição dos trabalhos de nossos alunos, respeitando suas aptidões e propostas nas diferentes séries.
METODOLOGIA:
Ao longo do 1º semestre, as professoras apresentaram os livros paradidáticos específicos para cada ano e, a partir deles, foi escolhido o tema a ser abordado. Na sequência, avaliou-se a forma de apresentação do trabalhos propostos (murais, cartazes, maquetes, vídeos, dramatizações, produções textuais, leituras dramatizadas, banners personalizados...).
ATIVIDADES PROPOSTAS:
Com base nos livros escolhidos e trabalhados por cada turma, propõe-se:
Educação Infantil - título : O PATO NECO
- Exposição de maquetes.
- Música surpresa.
- Barraca do abraço grátis.
1º Ano – título: ABECEDÁRIO DA IMAGINAÇÃO
- Poemas construídos (em casa) no formato autoria parceira / pais e alunos.
- Os poemas comporão um livro com o produto de todos os colegas e cada criança/família, receberá um exemplar encadernado do mesmo.
- Haverá sessão de autógrafos.
- As capas dos livros serão ilustradas pelos alunos.
2º Ano – título: COMO EU VOU?
- Contação de História com utilização de um Guarda-Chuva Literário;
- Exposição de Meios de Transporte construídos com material reciclável.
3º Ano – título: AS PARTES DO TODO
- Exposição de um painel de poemas criados pelos alunos, no formato “quebra-cabeças” .
- Atividade interativa com os visitantes que serão convidados a sortear palavras e , com elas, construir quadrinhas que serão expostas num varal poético.
4º Ano – título: O BAÚ ENCANTADO
- Um cenário montado em grandes caixas de papelão, contará trechos sequenciados da história trabalhada.
- Cada aluno será retratado em foto, na caixa que será sua parte nesta contação aos visitantes.
5º Ano – título: PALAVRAS MÁGICAS
- Sarau Poético - O livro trabalhado apresenta 15 poesias sequenciadas. Cada uma delas começando com a última palavra da anterior. Os visitantes perceberão esta relação percorrendo um circuito de leitura e declamação apresentado pelos alunos.
- O espaço a ser percorrido será indicado por painéis contendo uma foto do aluno responsável pela poesia que ele apresenta.
- A performance dos declamadores será avaliada em Português e Artes, sendo considerados os aspectos que interessam a cada disciplina.
RECURSOS HUMANOS :
- Professoras Regentes das Turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1
- Direção e Coordenação Pedagógica
- Colaboradores de Suporte
AVALIAÇÃO:
Todas as propostas deverão ser executadas pela totalidade dos alunos, substituindo assim a nota de AV2 / 2º trimestre em três disciplinas : português & artes. Caso o aluno não vá participar, com justificativa e taxa aditiva, faz 2 chamada.