Única escola familiar em Rio Grande, sócios educadores e gestores, diariamente em sala de aula.

(53) 9994 54604  & (53) 32327116 - CELULAR E WHATSAPP

Rua Vice-Almirante Abreu, 225,Centro.
Rio Grande - RS
CEP: 96200-270

FEIRA LITERÁRIA ASAS ABERTAS – ATRAVÉS DA LEITURA, O ALUNO GANHA VOO
1 de julho de 2025
COMPARTILHE

FEIRA LITERÁRIA ASAS ABERTAS – ATRAVÉS DA LEITURA, O ALUNO GANHA VOO


TÍTULO – FEIRA LITERÁRIA ASAS ABERTAS – ATRAVÉS DA LEITURA, O ALUNO GANHA VÔO

Dia: 16/08 

Horário: 8h às 11h40min

Das 8h às 10: Organização dos estudantes e montagem dos espaços. 

10h: abertura da feira: discurso da Patronesse. ( NO PÁTIO)

 

PROFESSORES:

RODRIGO LOPES – 61B

FRANCIELLE – 71B

THALENA – 81B

HENRIQUE – 91B

1EM – THALENA

2EM E 3EM - RODRIGO

 

UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR:

SALA 3 – Sessão de autógrafos 61b

SALA 4 – Turma 71b

SALA 5 – turma 81b

SALA 6 – turma 91b

SALA 8 – Ensino Médio 

 

ATIVIDADES PROPOSTAS:

Com base nos livros escolhidos e trabalhados por cada turma, propõe-se:

Turma 61b: 

  • Criação de contos de cada estudante e edição em formato livro (a ser verificado o orçamento)

  • Ilustração do seu conto

  • Sessão de autógrafos dos livros produzidos 

  • Espaço decorado para os autógrafos

 

Turma 71B:

 

Grupo 1: 

  • Apresentação: mini peça de teatro inspirada no livro paradidático “A melhor e a pior comida do mundo” de Pedro Bandeira. (10h40).

Grupo 2:

  •  Mitologia. Criação de mitos com personagens do folclore brasileiro, inspirados em deuses gregos. Apresentação em formato digital. (QR-CODES). 

  • Farão esculturas de argila dos deuses para exposição na feira.

Grupo 3 – Escrita feminina

  • Farão apresentação da biografia de 3 autoras femininas estudadas nas aulas.

  • Apresentação de cartaz em cavalete.

  • Mural com o contorno do corpo de um dos integrantes do grupo. Dentro do mural os estudantes colocarão frases das autoras. 

  • Livro gigante para biografia das autoras estudantes.

Grupo 4 – Cordel

  • Produção de um varal de cordéis com poesias autorais e de Bráulio Bessa (autor estudado nas aulas de português).

  • Produção de xilogravura (capa do cordel). Ficará exposto em varal.

  • Produção de painel (moldura) de corpo com figurino de cordel para tirar fotos.

Turma 81b:

  • Livro “A menina que via demais”

  • Cada estudante irá construir uma crônica com o tema inclusão. 

  • Os estudantes farão um desenho com tinta guache e pincel sem a utilização das mãos. (cada estudante irá criar a sua maneira para realizar a proposta, tendo como objetivo a exploração de outras partes do corpo para desenhar e pintar, demonstrando que limitações físicas não impedem a criação, a arte ou a comunicação).

  • Dinâmica na feira: Vendar os olhos e tentar seguir um caminho marcado no chão. Após a atividade evidenciar a importância de piso tátil para pessoas com deficiência visual. 

  • Expor materiais de inclusão (guia, piso tátil, livros em braille, alfabeto em Libras) Os estudantes também podem cumprimentar as pessoas com OI em Libras e agradecer. 

Turma 91b: 

Grupo 1 – Mangá – Akira

  • Apresentação da obra na feira

  • Ilustração da obra em pedaços de papel manteiga para construção de lanternas. Expor na feira com velas de led dentro.

  • Maquete de um dos cenários da obra.

 

Grupo 2 – Mangá Alice in Borderland

  • Apresentação da história na feira.

  • Criação de cartas da sobrevivência. (Ex. Um personagem, um tipo de jogo, um dilema moral, escolhas difíceis ou sacrifícios). Atrás de cada carta, escrever uma reflexão literária sobre o tema da sobrevivência. 

Grupo 3 - Eu, Robô

  • Apresentação da história na feira

  • Criação de robô leitor (Com materiais recicláveis e papel alumínio para forrar). O robô irá segurar um livro e terá um QR Code onde fala alguma frase de apresentação gravada pelos estudantes.

 

  • Grupo 4 – Frankenstein

  • Apresentação da obra em cartazes na feira.

  • Criação de monstro e laboratório com materiais recicláveis.

  • Criação de frases para reproduzir com QR code. 

  • Vídeo sobre uma diferente versão da obra.

 

Grupo 5 – Exterminador do Futuro

  • Apresentação da obra na feira.

  • Fazer estante com livros forrados com papel alumínio (livros futuristas) com Qr Code e frases sobre a biblioteca do futuro. (serão pensadas posteriormente)

  • Cosplay do personagem central.

 

Turma 1 EM:

  • Os estudantes farão contos de mistério e terror para expor na feira.

  • Farão velas com frases de mistério para pendurar na exposição. 

  • Farão ilustrações com silhuetas pretas de personagens ou cenas importantes dos contos trabalhados. 

 

Turma 2EM:

  • Cada grupo ficou responsável de fazer cartazes sobre um período do Romantismo (três gerações). 

  • Farão releituras em tecidos para expor em caixas.

  • Falta uma atividade artística (ainda não definida)

 

Turma 3EM:

Grupo 1 -  Semana de 22

  • Painel em alto relevo para ficar na entrada da sala sobre a semana de 22.

  • Cartazes sobre os autores.

Grupo 2 – Machado de Assis

  • Silhueta em cartolina com frases do Machado saindo da silhueta.

  • Painel do Machado de Assis para tirar fotos. 

  • Falta atividade artística (ainda não foi definida) 

RECURSOS MATERIAIS :

  • MURAIS PARA COLOCAR OS CARTAZES

  • MURAL PARA A PATRONESSE QUE FICARÁ NO PÁTIO.

     

AVALIAÇÃO:

Todas as propostas deverão ser executadas pela totalidade dos alunos, substituindo assim a nota de AV2 / 2º trimestre em três disciplinas : português, artes e literatura (Ensino médio). Caso o aluno não vá participar, com justificativa e taxa aditiva, faz 2 chamada.

 

 

Turmas da TARDE: 18/08

 

PROFESSORAS REGENTES:

Educação Infantil – Pâmela Weber

1º ano 11B – Aline Porto

2º ano 21B – Francinne Ferreira

3º ano 31B – Luise Pereira

4º ano 41B – Karin Felizardo

5º ano 51B – Rosângela Damasceno

 

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar um espaço de interação com a Literatura Infantil estimulando, assim, o gosto pela leitura; ampliando o vocabulário e prospectando novos leitores.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

- Desenvolver hábitos de leitura , escrita e escuta participativa;

- Produzir textos orais e escritos;

- Estimular a participação de todas as turmas na utilização prática de materiais diversificados;

- Mostrar à comunidade escolar, o produto intelectual do trabalho que desenvolvemos;

- Reforçar a importância da leitura e da produção textual para o desenvolvimento da escrita, da oralidade e da interação social;

- Organizar espaços temáticos para exposição dos trabalhos de nossos alunos, respeitando suas aptidões e propostas nas diferentes séries.

 

  

METODOLOGIA:

Ao longo do 1º semestre, as professoras apresentaram os livros paradidáticos específicos para cada ano e, a partir deles, foi escolhido o tema a ser abordado. Na sequência, avaliou-se a forma de apresentação do trabalhos propostos (murais, cartazes, maquetes, vídeos, dramatizações, produções textuais, leituras dramatizadas, banners personalizados...).

 

ATIVIDADES PROPOSTAS:

Com base nos livros escolhidos e trabalhados por cada turma, propõe-se:

Educação Infantil  - título : O PATO NECO

  • Exposição de maquetes.
  • Música surpresa.
  • Barraca do abraço grátis.

 

1º Ano – título: ABECEDÁRIO DA IMAGINAÇÃO

  • Poemas construídos (em casa) no formato autoria parceira / pais e alunos.
  • Os poemas comporão um livro com o produto de todos os colegas e cada criança/família, receberá um exemplar encadernado do mesmo.
  • Haverá sessão de autógrafos.
  • As capas dos livros serão ilustradas pelos alunos.

 

 

 

2º Ano – título: COMO EU VOU?

  • Contação de História com utilização de um Guarda-Chuva Literário;
  • Exposição de Meios de Transporte construídos com material reciclável.

 

3º Ano – título: AS PARTES DO TODO

  • Exposição de um painel  de poemas criados pelos alunos,  no formato “quebra-cabeças” .
  • Atividade interativa com os visitantes que serão convidados a sortear palavras e , com elas, construir quadrinhas que serão expostas num varal poético.

 

4º Ano – título: O BAÚ ENCANTADO

  • Um cenário montado em grandes  caixas de papelão, contará trechos sequenciados da história trabalhada.
  • Cada aluno será retratado em foto, na caixa que será sua parte nesta contação aos visitantes.

 

5º Ano – título: PALAVRAS MÁGICAS

  • Sarau Poético - O livro trabalhado apresenta 15 poesias sequenciadas. Cada uma delas começando com a última palavra da anterior. Os visitantes perceberão esta relação percorrendo um circuito de leitura e declamação apresentado pelos alunos.
  • O espaço a ser percorrido será indicado por painéis contendo uma foto do aluno responsável pela poesia que ele apresenta.
  • A  performance dos declamadores será avaliada em Português e Artes, sendo considerados os aspectos que interessam a cada disciplina.

 

RECURSOS HUMANOS :

  • Professoras Regentes das Turmas  de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1
  • Direção e Coordenação Pedagógica
  • Colaboradores de Suporte

 

AVALIAÇÃO:

Todas as propostas deverão ser executadas pela totalidade dos alunos, substituindo assim a nota de AV2 / 2º trimestre em três disciplinas : português & artes. Caso o aluno não vá participar, com justificativa e taxa aditiva, faz 2 chamada.