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Avaliações

O Colégio Alternativo realiza processo de avaliação no formato Trimestral, onde formalmente dividimos o processo de avaliação em 3 processos avaliativos para compor o conceito trimestral de cada estudante, sendo esses processos:

Avaliação 1 (AV1): Avaliação em formato livre, dando liberdade ao professor para planejar multiplas ferramentas e formatos de avaliação. Possui um peso de 30% na constituição do conceito trimestral.  Se estipula dentro do calendário uma janela de aplicação, mas como são avaliações em formato livre, sua avaliação pode ser cumulativa e continua, assim podendo não ser realizada dentro do calendário avaliativo.

Avaliação 2 (AV2): Avaliação formato convencional, sendo agendada préviamente pela Coordenação e aplicada pelo professor em sala de aula. É constituida de um conjunto de questões disertativas e objetivas sobre os principais conteúdos trabalhados nos diferentes componentes curriculares. Essa avaliação possui peso de 60% na constituição do conceito trimestral.

Qualitativa:  Avalia-se o viés atitudinal do estudante, onde apriore se entende que o estudante deve "aprender a ser", ou seja, se apropriar dos valores constituídos pelo Colégio e internalizar em sua conduta e relação com a sociedade e com o meio ambiente. É uma avaliação de caráter subjetiva de cada professor, tendo peso de 10% na constitição do conceito trimestral.

Por tanto, AV1 (30%) + AV2 (60%) + Qualitativa (10%) = Conceito 100%

 

De acordo com o rendimento de seu aproveitamento trimestral, o estudante obtem o seguintes conceitos:

Conceito CSA (aproveitamento de 80% a 100%): Construção Satisfatoria das Aprendizagens;

Conceito CPA (aproveitamento de 70% a 80%): Construção Parcial das Aprendizagens;

Conceito CRA (aproveitamento de 0% a 69%): Construção Restrita das Aprendizagens.

 

 

Para promoção para o próximo ano letivo o estudante deve obter a expressão de conceitos trimestrais os quais  demonstrem que foi adquirida as habilidades necessárias para o próximo ciclo letivo, assim o estudante deve obter conceitos CSA e CPA nos trimestre para ter a aprovação sem a necessidade de recuperação de estudos. 

 

Recuperação de Estudos: 

Os alunos de aproveitamento insuficiente  serão submetidos a estudos de recuperação. Os estudos de recuperação serão realizados regularmente, ao final do ano letivo ainda dentro do calendário, através de atividades escolares, orientadas pelo professor da classe, com programação estabelecida pela coordenação pedagógica. Os alunos com baixo rendimento escolar serão obrigatoriamente submetidos a este processo com atividades especificamente programadas em avaliações formais.