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Avaliações

O Colégio Alternativo realiza o processo de avaliação no formato trimestral, com a escrituração organizada em boletins de notas e/ou planilhas. Formalmente, dividimos o processo de avaliação em 3 etapas para compor o conceito de cada estudante, sendo esses processos:

Avaliação 1 (AV1) – 4 pontos: Avaliação que dá liberdade ao professor para planejar múltiplas ferramentas e formatos, desde que acompanhadas no calendário letivo, em uma “janela de aplicação”. Deve ser agendada previamente pela instituição e consubstanciada com o dia da aplicação, conteúdos e disciplina.

Avaliação 2 (AV2) – 4 pontos: Avaliação em formato convencional, sendo agendada previamente pela instituição e consubstanciada com o dia da aplicação, conteúdos e disciplina. É constituída por um conjunto de questões dissertativas e objetivas sobre os principais conteúdos trabalhados nos diferentes componentes curriculares, podendo ser globalizada.

Qualitativa – 2 pontos: Avalia-se o viés atitudinal do estudante em seu "aprender a ser" e nos valores constituídos pelo Colégio. É uma avaliação de caráter subjetivo de cada professor.

De acordo com o rendimento de seu aproveitamento, o estudante obtém os seguintes conceitos:

  • Conceito A (aproveitamento de 81% a 100%): Superou as habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos.

  • Conceito B (aproveitamento de 70% a 80%): Adquiriu as habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos.

  • Conceito C (aproveitamento de 41% a 69%): Está em desenvolvimento das habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos.

  • Conceito D (aproveitamento de 0% a 40%): Aproveitamento insuficiente, ainda não adquiriu as habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos.

Recuperação de Estudos:

Os alunos com aproveitamento insuficiente serão submetidos a estudos de recuperação conforme o regimento. Os estudos de recuperação serão realizados dentro do calendário letivo, por meio de atividades escolares orientadas pelo professor da classe, com programação estabelecida pela coordenação pedagógica. Os alunos com baixo rendimento escolar serão obrigatoriamente submetidos a esse processo, com atividades especificamente programadas em avaliações formais.