Avaliações por Trimestre - agendamentos 2022
Srs. Pais,
A educação em valores é uma realidade da Lei 9394/96. A LDBN, (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm) ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina que sejam observados os critérios de avaliação contínua da atuação do educando, com prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (Art. 24).
São objetivos da avaliação:
I) Acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos;
II) Verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas;
III) Avaliar se o aluno está se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos;
IV) Detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado;
V) Repensar novas estratégias de trabalho em classe (professor) para "replanejamento".
O processo avaliativo se dá em dois* momentos:
a) Nas disciplinas – nas áreas do conhecimento e componentes curriculares a partir do espaço da sala de aula; configura a construção inicial do conhecimento do aluno em cada disciplina ou componente curricular, na autoavaliação (qualitativamente).
b) Nas vivências – a partir do planejamento, execução e avaliação do projeto vivencial, em metodologias ativas, no qual os professores em interface com sua autoavaliação e a autoavaliação dos alunos, estabelecem a construção de conhecimento do aluno através de experiências (vivências, práticas sociais, manifestações culturais e mundo do trabalho), valorizando a experiência extraescolar
Considera-se a avaliação da aprendizagem como um processo integrado ao desenvolvimento do ensino, e não como um momento estanque de verificação e mensuração de conhecimentos.
Os conceitos decorrentes da análise do conselho de classe expressam todas as aprendizagens acumuladas no período*, tanto das atividades específicas por disciplina, atividades vivenciais e atividades por área do conhecimento, na seguinte formulação:
Conceitos para representação dos conhecimentos demonstrados pelos discentes:
Construção Satisfatória da Aprendizagem (CSA) - expressa a construção de conceitos necessários para o desenvolvimento dos processos da aprendizagem, correspondentes ao ano de escolarização, embasados na apropriação dos princípios básicos das áreas do conhecimento, desenvolvidos na forma geral e na parte diversificada, ambas relacionadas no plano de trabalho docente. É atribuída bimestralmente e ao final do ano letivo, tem caráter cumulativo, somativo e sinaliza a aprovação e o avanço para o ano subsequente de sua escolarização;
Construção Parcial da Aprendizagem (CPA) - expressa a construção parcial dos conceitos necessários para a construção das aprendizagens, correspondentes ao ano de escolarização, embasados na apropriação dos princípios básicos das áreas do conhecimento, desenvolvidos na formação geral e na parte diversificada, ambas relacionadas no Plano de Trabalho do professor. É atribuída bimestralmente ou ao final do ano letivo, com caráter cumulativo e somativo.
Construção Restrita da Aprendizagem (CRA) - expressa a construção ínfima, restrita dos conceitos necessários para a construção das aprendizagens, correspondentes ao ano de escolarização, embasados na apropriação dos princípios básicos das áreas do conhecimento, desenvolvidos na formação geral e na parte diversificada, ambas relacionadas no Plano de Trabalho do professor. É atribuída bimestralmente ou ao final do ano letivo, com caráter cumulativo e somativo.
Assim os conceitos que melhor representam o nível de desenvolvimento do aluno em relação às competências (habilidades) são:
CSA - de 80% a 100% “plenamente desenvolvida”,
CPA – 7 0% “suficientemente desenvolvidas”,
CRA – 69% a 0% “não desenvolvida”.
As avaliações poderão ser por área, isto é, geminadas.
Calendário das Avaliações Ensino Médio (Obrigatório)
Avaliações
» 1º ANO -
» 2º ANO -
» 3º ANO (terceirão) Nesta turma a metodologia se aplica ao projeto preparatório para o ENEM/VESTIBULARES, é bom observar o calendário letivo. Aluno também defende seu TCC |