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CursosAvaliações >  Ensino Fundamental

Avaliações por trimestre - agendamentos

           A educação em valores é uma realidade da Lei 9394/96. A LDB, (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm) ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina que sejam observados os critérios de avaliação contínua e cumulativa da atuação do educando, com prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (Art. 24).  São objetivos da avaliação:

 I - acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos;

 II - verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas;

 III - avaliar se o aluno está se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos;

 IV - detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado;

 V - repensar novas estratégias de trabalho em classe (professor).

              DA RECUPERAÇÃO: 

         Os alunos de aproveitamento insuficiente  serão submetidos a estudos de recuperação. Os estudos de recuperação serão realizados regularmente, ao final do ano letivo ainda dentro do calendário, através de atividades escolares, orientadas pelo professor da classe, com programação estabelecida pela coordenação pedagógica.

           Em 2020 teremos a opção do exame após a recuperação final.

     Os alunos com baixo rendimento escolar serão obrigatoriamente submetidos a este processo com atividades especificamente programadas em avaliações formais. Para os demais alunos (aprovados mas sem anota máxima - aluno B) é facultativo este processo.

         Os resultados trimestrais e finais (recuperação) da avaliação do aproveitamento escolar são expressos por meio de relatórios em forma de boletins de avaliação, com atribuição dos conceitos A, B, C e  D .  Os conceitos decorrentes da análise  coletiva, entre docentes e coordenação, no conselho de classe, expressam todas as aprendizagens acumuladas no período, tanto das atividades específicas por disciplina, atividades vivenciais e atividades por área do conhecimento, na seguinte formulação:

I - A – Superou as habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos;

II- B -   Adquiriu as habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos;

III - C – Está em desenvolvimento das habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos;

IV - D – Aproveitamento insuficiente, ainda não adquiriu habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos.

Importante: O conceito final do aluno em cada componente curricular é obtido mediante os resultados aferidos nos trimestres. É promovido o aluno que evidenciar desenvolvimento significativo das habilidades e competências requeridas, comprovadas nos rendimentos mensurados pelos conceitos “A ou B”. Assim os conceitos que melhor representam o nível de desenvolvimento do aluno em relação às competências (habilidades) são:

Letra A - de 8,1 a 10 

Letra B – 7,0 a 8,0  

Letra C – 4,1 a 6,9 

Letra D - 0,0 a 4,0 

           » 1º ANO (Bloco Pedagógico: avaliação descritiva com a integração de todas as áreas ; não reprova)

» 2º ANO  (Bloco Pedagógico: avaliação descritiva com a integração de todas as áreas; não reprova)

» 3º ANO  Bloco Pedagógico: avaliação c/ NOTA e a integração de todas as áreas, pode reprovar

» 4º ANO

» 5º ANO

» 6ª ANO

» 7º ANO

» 8ª ANO

» 9ª ANO (disciplina socioemocional)

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